AP Marine

Compromisso com a natureza.

Quem Somos

Somos a AP COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES LTDA, atuamos em Macapá/AP nos terminais de Fazendinha e Santana, com filiais nos portos de Belém/PA e Vila do Conde/PA, bem como em todos os portos da cidade de São Luís/MA. Estamos há 8 anos no mercado realizando coletas, transporte e reciclagem de óleo combustível usado (resíduos poluentes) de navios.

A AP COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES LTDA é devidamente autorizada por órgãos como ANVISA, ANTAQ, SEMA, IBAMA, ANTT E CAPITANIA DOS PORTOS e segue os padrões técnicos estabelecidos pela CONVENÇÃO INTERNACIONAL MARPOL 73/78, para emissão do CERTIFICADO DE COLETA DE RESÍDUOS OLEOSOS.

Realizamos coletas em navios atracados nos portos estratégicos do país, com utilização de caminhões, mangueiras e conjunto moto-bomba, além de coletas offshore em navios ancorados (fundeados) utilizando ferry-boats próprios e balsas petroleiras. Possuímos equipes devidamente treinadas e equipadas. Utilizamos equipamentos de absorção, e barreiras de contenção, de forma a evitar qualquer tipo de poluição ambiental em nossas operações. Temos como meta realizar operações dentro das normas estabelecidas pelos órgãos e agências municipais, estaduais e federais, visando a qualidade já reconhecida dos serviços prestados e a preservação do meio ambiente.

Missão
Participar efetivamente na proteção do meio ambiente, transformando resíduos oleosos agressivos à natureza em produto de alto valor agregado, e possibilitar aos nossos clientes redução significativa de custos de geração de energia térmica.
Valores
  • Preservar sempre a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes, e a qualidade de nosso produto;
  • Preservar sempre a qualidade de nossos processos produtivos com o emprego de alta tecnologia;
  • Garantir apoio irrestrito aos nossos clientes para atingir os objetivos de performance definidos.
Princípios
  • Compromisso com a natureza;
  • Credibilidade junto aos nossos clientes e Instituições Governamentais;
  • Ética nos negócios.

Serviços

Realizamos coletas de resíduos oleosos (sludge) em navios atracados (São Luís/MA) e fundeados (Belém/PA e Macapá/AP).

Remoção
Transporte / Logística
Processamento / Beneficiamento

Produtos

AP Marine Stardard:

É o combustível reciclado da AP Marine recomendado para sistemas de queima aberta, como de usinas de asfalto, por exemplo.

Ficha Técnica

Produto: AP Marine Standard
Poder Calorífico Superior (1): 10.400 kcal/kg
Temperatura Recomendada de Queima (2): 90 a 110ºC
Ponto de Fulgor (3): > 66ºC
Densidade: 0,945 kg/l
Teor de água: < 1,0 %
Teor de sólidos: < 1,0 %

 

(1): Poder Calorífico Superior é a quantidade de energia fornecida por massa de combustível considerando que a água gerada na combustão está condensada.

(2): Temperatura Recomendada de Queima é a temperatura em que o combustível apresenta melhores condições de queima e rendimento, com o mínimo de emissão de carbono livre. Juntamente com a temperatura recomendada de queima deve ser observado ajuste de abertura do dumper do ventilador, pressão do ar de atomização e pressão de injeção de combustível. Esta temperatura deve ser observada na linha de entrada do bico queimador.

(3): Ponto de Fulgor é a temperatura a partir da qual são emitidos vapores inflamáveis pelo combustível. Não está relacionado com condições ideais de queima. Importante propriedade para a segurança de armazenamento.  Maior que 66ºC caracteriza material combustível (não é inflamável).


 

AP Marine Premium

É o combustível formulado desenvolvido com exclusividade pela AP Marine, com elevado poder calorífico, isento de impurezas e reduzida presença de metais corrosivos. Recomendado para sistemas de queima fechada, como caldeiras industriais, por exemplo.

Ficha Técnica

Produto: AP Marine Premium
Poder Calorífico Superior (1): 10.450 kcal/kg
Temperatura Recomendada de Queima (2): 90 a 110ºC
Ponto de Fulgor (3): > 66ºC
Densidade: 0,960 kg/l
Teor de água: < 0,1%
Teor de sólidos: < 0,1%

 

(1): Poder Calorífico Superior é a quantidade de energia fornecida por massa de combustível considerando que a água gerada na combustão está condensada.

(2): Temperatura Recomendada de Queima é a temperatura em que o combustível apresenta melhores condições de queima e rendimento, com o mínimo de emissão de carbono livre. Juntamente com a temperatura recomendada de queima deve ser observado ajuste de abertura do dumper do ventilador, pressão do ar de atomização e pressão de injeção de combustível. Esta temperatura deve ser observada na linha de entrada do bico queimador.

(3): Ponto de Fulgor é a temperatura a partir da qual são emitidos vapores inflamáveis pelo combustível. Não está relacionado com condições ideais de queima. Importante propriedade para a segurança de armazenamento.  Maior que 66ºC caracteriza material combustível (não é inflamável).


 

AP Marine Advanced:

É o combustível formulado pela AP Marine, de baixa densidade, baixa viscosidade, baixo ponto de fulgor, e com alto poder calorífico. Especialmente desenvolvido para queima a frio, em sistemas de queima que não necessitam pré-aquecimento (ex. óleo diesel).

Ficha Técnica

Produto: AP Marine Advanced
Poder Calorífico Superior (1): 10.858 kcal/kg
Temperatura Recomendada de Queima: 35°C
Ponto de Fulgor (2): < 28ºC
Densidade(20°C): 0,830kg/l
Teor de água: 0,1%
Teor de sólidos: 0,1%

 

(1): Poder Calorífico Superior é a quantidade de energia fornecida por massa de combustível considerando que a água gerada na combustão está condensada.

(2): Ponto de Fulgor é a temperatura a partir da qual são emitidos vapores inflamáveis pelo combustível. Não está relacionado com condições ideais de queima. Importante propriedade para a segurança de armazenamento.


Processo Industrial

Este óleo combustível é obtido a partir da reciclagem dos resíduos oleosos coletados junto aos navios de grande porte. A bordo desses navios, são realizados processos de purificação e homogeneização do combustível usado em seus motores, onde são rejeitadas as partículas mais densas do BPF e a água presente no mesmo (3% a 4%), já que estas são impróprias para a reutilização, pois podem danificar suas engrenagens. Estes resíduos são armazenados em compartimentos internos (sludge tanks), cuja capacidade é limitada, razão pela qual existe a urgência da remoção na maioria dos navios que utilizam nossos portos. A reciclagem destes resíduos oleosos de BPF consiste em processos industriais de filtragem, desidratação, centrifugação, separação de combustíveis leves por decantação e adição de poderosos aditivos, os quais transformam os resíduos em um combustível homogêneo, livre de umidade, de sedimentos sólidos e com elevado poder calorífico.

Características do óleo reciclado
  • Reduzido teor de enxofre, muito inferior aos limites estabelecidos pela legislação;
  • Reduzido teor de umidade garantido por rigoroso processo de desidratação;
  • Baixa geração de fuligem devido ao uso de POTENTES ADITIVOS.

Essas características conferem aos nossos produtos o MAIOR PODER CALORÍFICO DISPONÍVEL NO MERCADO e MENOR ÍNDICE DE GERAÇÃO DE FULIGEM, atestados por LAUDOS DO IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo).

Benefícios aos clientes
  • Melhor CUSTO X BENEFÍCIO (preço por caloria);
  • Maior rendimento em relação a outros combustíveis;
  • Contribuir com a preservação do meio ambiente usando produto reciclado;
  • Contribuição com meio ambiente pela menor geração de poluição atmosférica.

Imagens

Imagens das sedes distribuídas pelo Brasil.

AP
PA
MA

Localização

Localização das sedes distribuidas pelo Brasil, divulgando a empresa, em seus ramos de atividade no mercado.

Matriz
Filial - PA
Filial - MA

Clientes

Contato